VIRTUAL DISTANCE LEARNING
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Introdução

Gerência

Bibliografia

 

 

Gerenciamento do Projeto VDL

 

Organograma Gerencial

A estrutura gerencial do projeto é composta da Coordenação Geral e Coordenação Executiva (vide figura abaixo).

 Coordenação Geral: É formada pelo coordenador Geral (CG) que é o elo de ligação entre o projeto e o CNPq, como exigido no Edital, e responde externamente pelo projeto. 

Coordenação Executiva: É composta pelos responsáveis das instituições participantes. Exerce um papel técnico-administrativo.

 A função administrativa é gerenciar a distribuição e alocação de recursos, organizar as reuniões de avaliação e workshops, em suma fazer o acompanhamento do projeto. Cabe à Coordenação Executiva municiar o Coordenador Geral com informações sobre o andamento do projeto, e servir de “black board” para todos os membros do projeto. 

A função técnica da Coordenação Executiva consiste em definir tarefas de pesquisa, desenvolvimento, aplicação e avaliação, alocar recursos humanos e materiais para as tarefas e municiar o Coordenador Geral com os relatórios técnicos necessários para o acompanhamento do projeto.

 

Comunicação entre os Parceiros 

A Coordenação Executiva deve criar uma infra-estrutura que facilite a comunicação entre os parceiros, gerando periodicamente solicitações de comunicação entre os membros das diversas equipes, em formato padrão, processando a informação recebida, encaminhando aos usuários da informação e gerando pequenos boletins que são lidos por todos os participantes do projeto. Como  meios de comunicação serão utilizados principalmente o Correio Eletrônico, através de listas criadas para os membros do projeto (vdl-l@lia.ufc.br), e o  WWW com a criação de uma home page do projeto onde as informações públicas estarão disponíveis na Internet, incluindo realização de eventos, relatórios, publicações, dissertações e teses. Como todas as instituições participantes estão em Fortaleza, a comunicação presencial será sempre possível e preferencial, embora nada impeça que por questões de conveniência venhamos a utilizar todo o arsenal de comunicação que compõe o objeto mesmo do Projeto como canais de “chat” e vídeo-conferência.

 

Estrutura de Acompanhamento

 O acompanhamento interno do projeto será realizado pelo Coordenador Geral, que se utilizará dos relatórios recebidos da Coordenação Executiva e avaliará o andamento em relação às previsões de desenvolvimento estabelecidas no planejamento de atividades do Projeto. A verificação periódica de status das tarefas será realizada através de reunião trimestral com todos os membros e análise dos relatórios de avaliação semestral. Os resultados das verificações periódicas serão publicados no boletim de acompanhamento interno pela Coordenação Executiva com as seguintes informações adicionais: resumo dos gastos do período, variações nos gastos, o desempenho alcançado em relação ao desempenho planejado das atividades e mudanças no planejamento. 

As reuniões trimestrais são uma oportunidade de integração entre todos os pesquisadores, e permitem a troca de experiências e relatos do andamento do Projeto, ressaltando pontos positivos e dificuldades encontradas.

Os relatórios semestrais de avaliação são compostos pelos cinco grupos de pesquisa e desenvolvimento que constituem o Projeto: Grupo de Tecnologia Educacional, de Computação Gráfica, de Inteligência Artificial, de Redes e Sistemas Distribuídos e de Computação Simbólica. São eles que refletirão o andamento do Projeto, apontando oportunidades de crescimento, pontos de estrangulamento e sugerindo correções de rumo. 

Os três Workshops que acontecerão durante a vigência do Projeto são fundamentais para explicitar o caráter científico do Projeto, mostrando a produção científica, o desenvolvimento de produtos e a aplicação dos mesmos. Os Workshops são organizados como mini-conferências científicas com apresentação das publicações concluídas e andamento por parte dos membros do Projeto. A participação no Workshop é aberta a toda a comunidade científica brasileira ( e até internacional, se for o caso) interessada no assunto. Serão convidados dois ou três cientistas de renome atuando na área de Informática Educativa para apresentarem suas pesquisas.

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