%@ Language=Herdar da Web %>
VIRTUAL
DISTANCE LEARNING Um Ambiente Virtual Cooperativo Voltado para a Aprendizagem a Distância |
Apresentação | Projeto | Membros | Publicações | Eventos | Atividades | Referências | Área dos Bolsistas | Contato |
Apresentação O
objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um conjunto integrado de
ferramentas orientadas à construção de um ambiente educacional virtual
e cooperativo baseado na ampla interatividade e no compartilhamento de
recursos à distância. Ao possibilitar uma interação mais dinâmica
entre usuários (professores/alunos e alunos/alunos), situados remotamente
em relação aos demais, e ao utilizar-se amplamente de técnicas de
realidade virtual, esse conjunto de ferramentas permite construir um
verdadeiro ambiente de aprendizagem à distância e de cooperatividade,
essencial ao aprendizado. O núcleo duro do projeto é composto por um conjunto de ferramentas que permitem a utilização da realidade virtual em ambientes educacionais. A esse núcleo, agregam-se três classes importantes de ferramentas: 1) aquelas que complementam do ponto de vista do seu conteúdo, compostas por um sistema de representação conceitual do conhecimento e por um módulo de avaliação qualitativa e estratégia pedagógica; 2) a incorporação e desenvolvimento de uma ferramenta especificamente dirigida à manipulação analítica de fórmulas matemáticas encadeando a respectiva animação da função e/ou fenômeno físico; 3) um conjunto de ferramentas capazes de integrar as diversas componentes do sistema e de permitir sua administração e conexão ao ambiente da Web
Do ponto de vista
pedagógico o projeto estimulará a interoperação e a construção de
ambientes flexíveis e contextuais possibilitando aos usuários a construção
de ambientes dinamicamente integrados. Dessa forma, elementos como
trabalho em grupo, conduzido à distância, compartilhamento de idéias,
construção de perspectivas do conhecimento poderão ser conduzidos a
partir das perspectivas dos próprios usuários. Uma característica importante do sistema diz respeito à viabilidade econômica e simplicidade de utilização. A idéia básica é desenvolver um sistema portável, capaz de utilização em microcomputadores comuns, ainda que empregando técnicas de realidade virtual normalmente disponíveis apenas em estações de trabalho mais sofisticadas e custosas. Uma outra característica especial, a diferenciá-lo de propostas aparentemente semelhantes, é a inclusão no interior do sistema de um módulo que permite a avaliação qualitativa, interativa e personalizada do estudante, como elemento essencial no processo de orientação ao oferecimento de conteúdo didático. Além disso, compõe o projeto a delineação de uma metodologia de avaliação a fim de aferir-lhe os resultados didáticos efetivamente obtidos. Estamos conscientes de que a caminhada em direção a novos paradigmas para a educação implica em uma transformação mais profunda do que a inclusão de tecnologia nas escolas ou nas comunidades. Esse projeto é proposto como um passo nessa direção, pois baseia-se na idéia de formação de comunidades de aprendizagem, tomando partido de recursos tecnológicos que incorporam o estado da arte em áreas como Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Computação Simbólica e Redes de Alta Velocidade. |
Copyights
© 1999 - Projeto VDL
Fortaleza-Ceará-Brasil