AULA 5: REDES DE COMPUTADORES

ATIVIDADE 6 : SOFTWARE DE REDE

 

Programas (softwares) para redes de computadores podem estar em todos os níveis de uma rede. A implementação de uma camada pode ser em hardware ou software, dependendo da necessidade de maior performance e flexibilidade. Porém este conceito de software é comumente utilizado no que diz respeito aos serviços criados na camada de aplicação: servidores/clientes de Web (HTTP), de Correio Eletrônico (SMTP, IMAP, POP3, etc), de Chat (Bate-papo), dentre outros. Existe, no entanto, o tipo de programa que merece maior aprofundamento neste ponto de nossos estudos: o Sistema Operacional de Rede (SOR). Eles são uma extensão dos sistemas operacionais locais (e.g. Windows 98, Linux e MAC OS), complementados com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, necessários à operação das estações, de forma a tornar transparente o uso dos recursos compartilhados. Dentre as funções do sistema operacional de rede destaca-se, assim, o gerenciamento do acesso ao sistema de comunicação e, conseqüentemente, às estações remotas para utilização de recursos de hardware e software remotos.

Abaixo temos alguns exemplos de SOR .

Windows 2000 Server

É a nova versão da linha de sistemas operacionais corporativos da Microsoft, a evolução do Windows NT, comprovadamente o preferido para milhões de usuários corporativos em todo o mundo. O Windows 2000 Professional é a evolução do Windows NT Workstation 5.0 e o Windows 2000 Server é a do Windows NT Server 5.0.

Novell Netware

Sistema operacional criado pela empresa Novell e que durante muitos anos foi um dos principais sistemas usados em empresas como SOR. Possui um banco de dados chamado NDS, que armazena informações sobre usuários, computadores, softwares e equipamentos. Ele utiliza como protocolos de transporte e rede o IPX e o SPX.  Em suas últimas versões ele está usando o TCP/IP da Internet, como padrão, no lugar do IPX/SPX, embora ainda o utilize.

Unix

O sistema operacional UNIX é um sistema multiusuário e multitarefa. Isto significa que vários usuários podem utilizar a mesma máquina ao mesmo tempo e que várias tarefas podem ser executadas concorrentemente (quando há um único processador) ou em paralelo (quando há vários processadores). O DOS é um exemplo de sistema operacional monousuário e monotarefa. O UNIX é um sistema flexível sendo encontrado em diversas plataformas, desde microcomputadores com processadores 386, 486 e Pentium (FreeBSD, SCO UNIX e UnixWare) e Motorola (A/UX da Apple), passando por estações de trabalho com processadores de tecnologia RISC (AIX da IBM, Irix da Silicon Graphics, SunOS e Solaris da Sun, Digital UNIX da Digital, HP-UX da Hewllet Packard) e até supercomputadores (UNICOS para Cray, da Silicon Graphics, AIX para IBM SP, da IBM). Os exemplos mostrados neste tutorial estão ambientados no sistema IBM AIX, uma implementação IBM do sistema operacional UNIX System V, da AT&T e 4.3 BSD (Berkeley Software Distribuition).

Linux

É uma sistema operacional Unix, multiusuário, multitarefa e multiprocessado, de livre distribuição, disponível para equipamentos x86 (Intel e compatíveis), Motorola 68K, Digital Alpha, Sparc, Mips e PowerPC, entre outros. É uma implementação aderente ao POSIX-Portable Operating System Interface, ou seja segue as indicações do IEEE para sistema abertos e portabilidade. O núcleo do Linux não utiliza código proprietário de qualquer espécie, sendo a maior parte de seu desenvolvimento feito sob o projeto GNU da Free Software Foundation, o que torna obrigatório que binários e fontes sejam distribuídos conjuntamente. Ele tanto pode ser um SOR quanto um sistema operacional local para microcomputadores.

 

Para saber mais:

WINDOWS2000, Microsoft Windows 2000. "O que é o Windows 2000?". URL: http://www.microsoft.com/brasil/windows2000/ o_que_e_w2k.stm.2000.

USP, Universidade de São Paulo. "Sistema Operacional Unix". Centro de Informática de São Paulo.URL: http://www.cisc.sc.usp.br/documentacao/tutoriais/unix/. 1998

 

 

anterior | topo | próxima