AULA 3: PLANILHA ELETRÔNICA


ATIVIDADE 2 : ENTRADA DE DADOS NA PLANILHA

Para entrar com dados em uma planilha, digite as informações que irão compor a mesma, confirmando em seguida com um Enter no teclado, mas para isso conheça as entradas válidas.

Tipo
Conteúdo
Exemplo
Textos Dados em Letras, títulos etc A ; B ; Caixa ; Cadastro . etc
Números Entrada numérica 3 ; 27.560 etc
Formulas Formulas envolvendo células =A6 + F35; =SOMA(A8:C10) etc
Data/Hora Inserção de datas 10/04/66; 13:05

 

Onde:

Entrada de Texto - Sempre que a entrada de dados ultrapassar a largura da célula, este conteúdo ocupará a célula imediatamente a direita, se estiver vazia claro.

Entrada Numérica - Dados numéricos serão aceitos mesmo que ultrapassem a largura da célula, mas após confirmação será visualizada na célula uma seqüência de “ # “ necessitando alterar a largura desta para visualização do conteúdo.

Dica

Toda entrada de fórmula deverá ser precedida do sinal de “ = “ (igual).

No momento que o usuário desejar trabalhar em uma nova pasta, poderá fazê-lo através do menu Arquivo, Novo, Geral, Pasta de Trabalho, OK.

Para abrir um arquivo existente vá na opção de menu Arquivo, Abrir, para então selecionar o arquivo desejado ou clicar na barra de ferramentas em , clicando sobre o ícone em forma de pasta aberta.

A janela de diálogo a seguir é acionada via menu Arquivo / Salvar ou clicando sobre o ícone

 

Exercitando

Clique ícone Novo na barra de ferramentas;

No menu Arquivo, escolha Salvar Como;

Na caixa Nome do Arquivo, digite plani01 e depois escolha OK;

 

Inserindo Linhas e Colunas

Para efetuar inserção de células, linhas ou mesmo colunas vá ao menu Inserir e escolha a opção desejada.



Para a opção Inserir / Linhas, o Excel abre uma linha nova acima da célula ativa.

Para opção Inserir / Colunas, o Excel incluirá na planilha uma nova coluna, a esquerda da célula ativa.


A célula ativa tem o papel de referência para que o Excel faça a inserção desejada.

Exercitando

Abra o arquivo Plani01 e Digite os dados conforme exemplo abaixo

Coluna A

Coluna B

Coluna C

Coluna D

Coluna E

Coluna F

Aluno

Nota 1

Nota 2

Nota 3

Nota 4

Média

José

7

8

4,5

8

Maria

6

7

9,5

10

Ari

5

4

8

9,5

Beni

3

9

10

7,5

Flávio

4,7

8

9

10

Excluindo Dados

Você também pode apagar dados da planilha através da opção Excluir. Estando ativa a célula ou intervalo a ser apagado, acione via menu Editar /Excluir para o retorno da janela visualizada agora:

Com um clique do mouse determine sua escolha e confirme em OK.

Movendo e Copiando Células

Movendo Células: Após ter selecionado os dados, via menu Editar, Recortar você transfere tudo para a área de transferência; bastando determinar através da célula ativa o novo posicionamento que será concluído com a opção Editar, Colar ou posicione o mouse sobre a borda da seleção e com o botão esquerdo pressionado arraste para a nova posição dentro da planilha.


Copiando Células: Após ter selecionado os dados, via menu Editar, Copiar você envia uma copia de tudo para a área de transferência; bastando determinar através da célula ativa o novo posicionamento ,o processo é concluído com a opção Editar, Colar ou, uma vez determinados os dados, posicione o mouse sobre a borda da seleção. Pressione a tecla CTRL no teclado e com o botão esquerdo pressionado arraste para a nova posição dentro da planilha.


Selecionando Múltiplas Células

Seguindo os passos abaixo, o que Acontece?

Dê um clique na Célula A1;

Prenda a tecla <SHIFT> com a mão esquerda e dê um clique com o mouse na célula B5;

Prenda a tecla <CTRL> e pressione a tecla <HOME>;

Prenda a tecla <CTRL> e dê um clique na célula B5;

Dê um clique na célula A1 e arraste desta célula (A1) para a célula B5;

Dê um clique na célula A1.

 

Introduzindo as informações do título

Selecione a célula A3 e digite: Criado por e pressione a tecla <ENTER>

Dê um clique na célula B3, digite seu nome e após pressione a tecla <ENTER>;

Selecione a célula A5;

Digite: Relação das Notas e Médias de computação e pressione a tecla <ENTER>.


Introduzindo as informações do cabeçalho

Dê um clique duplo na célula A7;

Na célula A7, digite a palavra Aluno e aperte na tecla <ENTER>;

Dê um clique na célula B7 e digite a palavra Nota1 e aperte na tecla <ENTER>;

Dê um clique na célula F7 e digite Média + <ENTER>.


Dica

Não esqueça de ficar salvando as alterações em sua pasta de trabalho.Caso você esqueça sabe o que poderá ocorrer?



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