AULA 2: EDITOR DE TEXTO

ATIVIDADE 10: CRIANDO COLUNAS

 

Certamente, você já leu um jornal. Observou que os textos são apresentados em colunas? É isso que vamos aprender a fazer nesta atividade.

Dividir o texto em colunas é muito simples, através da ferramenta Colunas, da Barra de Ferramentas, poderemos formatar todo o documento em colunas. A quantidade de colunas é selecionada dando um clique sobre a coluna que representa a quantidade, isto é, dando um clique sobre a segunda coluna, da esquerda para direita, o texto ficará formatado para duas colunas. Para retornar a apresentação em uma coluna, o procedimento é o mesmo, selecionando neste caso, apenas uma coluna.

Para visualizar as colunas uma ao lado da outra, o texto deverá ser exibido no modo layout de página.

Outra forma de criarmos colunas é através do Menu Formatar que oferece mais recursos de formatação. Você escolhe o número de colunas você deseja e inserir e clique em OK.

Observação

Quando queremos editar um texto com mais de uma coluna por página, usamos a opção Colunas.

 

 

Exercitando

Digite o texto abaixo e faça o exercício sugerido.

O Alienista (publicado no livro Papéis Avulsos) é sobre Simão Bacamarte, médico estudioso, cientista obcecado. Pensa Bacamarte que a ciência é tudo (casa-se com uma mulher mais jovem e pouco atraente apenas porque ela, cientificamente, lhe daria bons filhos; isso não acontece).

Ao cabo de algum tempo, ele decide construir um manicômio, para internar os doentes mentais que andam soltos ou trancados de modo subumano. Mas sua concepção de loucura vai se alargando, e aos poucos mais e mais pessoas vão sendo internadas, algumas por nada.

A cidade vai revoltando-se em silêncio, alguns tentam fugir (alguns são capturados nisso), pensam que Bacamarte o faz por motivos pessoais; mas não, o faz por amor a ciência, tanto que pediu para não mais receber dinheiro para cuidar dos loucos. A revolta vai ganhando voz e a saúde mental do alienista duvidada.

O povo em dado momento se revolta, e prestes a marchar contra o hospício (de nome Casa Verde), é impedido pelos Dragões. Mas os Dragões se juntam a eles. Eles derrubam o governo municipal e seu líder, o barbeiro, toma o governo da vila. O outro barbeiro lidera uma revolta e, após uma estranha reviravolta, Bacamarte volta a ter apoio da Câmara. E continua internando os loucos, incluindo a esposa (vaidosa após voltar do Rio de Janeiro) até que percebe que 80% da população está na Casa Verde. Libertam todos e passam a capturar todos aqueles que gozam perfeitamente de suas capacidades mentais, que eram exceção na cidade.

Ao fim de um ano e pouco, a Casa Verde encontra-se vazia, todos os são, simples, modestos e bons devidamente enlouquecidos. Bacamarte então faz auto-análise e, e após discutir com outros, se recolhe à Casa Verde e morre depois de um ano e meio, sem sucesso em curar-se de sua sanidade.

Agora, divida o texto acima em duas colunas.

 

 

anterior | topo | próxima