Noções do uso de Aplicativos para Internet - PARTE II

O Outlook Express é um software para envio/recebimento de e-mail e para acesso a grupos de notícias, sendo bem mais simples que o Outlook, programa padrão da Microsoft para este tipo de tarefa.

 

Pastas básicas

    1. Caixa de entrada
    2. Nessa pasta ficam os e-mails recebidos

    3. Caixa de saída
    4. Nessa pasta ficam os e-mails prontos para serem enviados.

    5. Ítens enviados
    6. Nessa pasta ficam os e-mails já enviados.

    7. Ítens excluídos

Nessa pasta ficam os e-mails excluídos; enquanto eles aparecerem nessa pasta eles podem ser devolvidos para sua pasta de origem. Para esvaziá-la basta clicar na pasta com o botão inverso do mouse e selecionar a opção Esvaziar pasta.

Aparecerá então um nova janela perguntando se você tem certeza de que deseja apagar estas mensagens. Para continuar é só escolher o botão Sim.

 

Para se criar novas pastas ou subpastas, deve-se clicar em uma pasta já existente, com o botão inverso do mouse, e acionar a opção Nova pasta... .

 

Aparecerá a seguinte janela:

Nela você escreverá o nome da pasta que deseja criar e o local. Feito isso é só clicar no botão Ok e pronto, está criada sua nova pasta.

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

 

 

BARRA DE FERRAMENTAS

 

    1. Redigir mensagem
    2. Clicando sobre esse botão, abre-se uma janela padrão com os seguintes campos a serem preenchidos:

      Para: endereço do destinatário desta mensagem

      Cc: endereço para onde será enviada uma cópia desta mensagem, seu preenchimento não é obrigatório

      Cco: endereço para onde será enviada uma cópia oculta desta mensagem, seu preenchimento também não é obrigatório

      Nos 3 campos acima, quando houver mais de um um destinatário, os endereços devem ser separados por vírgula ou ponto-e-vírgula

      Assunto: título da mensagem a ser enviada; não é obrigatório seu preenchimento

       

      O campo em branco logo abaixo é exatamente o local onde a sua mensagem será redigida.

      Para anexar arquivos a sua mensagem clique no botão Inserir arquivo ou no menu Inserir, opção Anexo... Aparecerá uma janela para você selecionar o arquivo desejado; selecione o arquivo e clique no botão Anexar ou, caso queira desistir, clique no botão Cancelar.

      As mensagens anexadas aparecem na parte inferior da tela; caso deseje retirar alguma basta clicar com o botão inverso do mouse e selecionar Remover, ou simplesmente selecioná-la e apertar o botão Delete.

      Para enviar a mensagem deve-se clicar no botão Enviar, da barra de ferramentas e ela será enviada pela conta padrão. Caso deseje enviá-la com outra conta acione o menu Arquivo, opção Selecionar mensagem usando e escolher a conta desejada.

      Clicando sobre a setinha à direita no botão Redigir mensagem, pode-se escolher um papel de carta como fundo da sua mensagem, antes de redigi-la.

    3. Responder ao autor
    4. Para responder um e-mail ao seu autor, basta clicar no referido e-mail e então no botão Responder ao autor.

      Aparecerá uma janela semelhante à Redigir mensagem, vista anteriormente, com algumas diferenças: o campo Para aparecerá já preenchido com o endereço do autor da mensagem a ser respondida; também o campo Assunto já será preenchido automaticamente com o assunto da mensagem original precedido por Re: indicando que este é um e-mail de resposta.

      Dependendo de como o Outloook Express esteja configurado, a mensagem original poderá também aparecer, mas de uma forma diferenciada e com os dados da mensagem original, como De, Para, Data e Assunto.

      Qualquer destes dados colocado automaticamente pelo programa pode ser modificado e o espaço para redigir seu texto, mesmo com a mensagem original, pode ser livremente preenchido e/ou modificado.

    5. Responder a todos
    6. Funciona de forma similar à opção Responder ao autor, sendo que o campo Para é preenchido com os endereços de todos aqueles que enviaram ou também receberam a mensagem original.

    7. Encaminhar mensagem...
    8. Para encaminhar uma mensagem existente para outra pessoa basta selecioná-la e clicar no botão Encaminhar mensagem...

      Aparecerá uma janela similar a de Responder ao autor, inclusive com alguns dados já apresentados, à exceção do campo Para que aparece selecionado à espera de preenchimento.

    9. Enviar e receber
    10. Envia todos os e-mails existentes na Caixa de saída e recebe os e-mails das contas autorizadas a receber mensagem num "Enviar e receber".

    11. Excluir
    12. Esse botão só aparece ativado quando há uma mensagem selecionada e deve ser acionado para exclui-la.

    13. Catálogo de endereços
    14. Pode-se mantar um catálogo de endereços com algumas informações sobre seus contatos, como nome, e-mail, telefone...

      Para adicionar um novo contato, usa-se o botão Novo contato da barra de ferramentas.

      Uma nova janela será aberta. Nela pode-se colocar vários tipos de informação sobre esse novo contato. Informações pessoais, residenciais, comerciais..., cada tipo é acessado clicando em uma aba dessa janela, como você poderá visualizar na figura a seguir.

      Para se entrar com os dados basta acessar o campo desejado e digitar as informações; para mais de um endereço eletrônico, basta digitar cada um e clicar no botão Adicionar. As informações das outras categorias são inseridas da mesma forma.

      Para encerrar, clique no botão Ok e seu contato será inserido ao catálogo.

      Para excluir um contato, basta clicar sobre o mesmo com o botão inverso do mouse e selecionar a opção Excluir, ou simplesmente selecioná-lo e apertar a tecla Delete. Nas duas formas é pedida confirmação de exclusão.

    15. Conectar
    16. Esse botão só aparece quando, na lista de pastas, a opção Outlook Express está selecionada. Ele inicia uma conexão com a Internet, podendo-se escolher a conta a ser utilizada para isso clicando na setinha à direita do botão.

    17. Desligar

Finaliza conexão com a Internet.

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

 

 

 

 

ORDENANDO AS MENSAGENS

Para ordenar as mensagens de uma pasta, basta clicar no título do campo através do qual se deseja realizar a classificação. Clicando mais de uma vez sobre o mesmo título, alterna-se entre classificação crescente, indicada pelo triângulo para cima, e decrescente, triângulo para baixo.

 

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

 

 

 

CONTAS DE CORREIO ELETRÔNICO


Acessando o menu Ferramentas, opção Contas..., aparecerá nova janela com as contas já existentes, de onde se pode remover, modificar ou definir como padrão uma conta já existente, assim como adicionar uma nova.

O botão Definir como padrão coloca a conta desejada como sendo a conta padrão para envio de mensagens. Isso quer dizer que a menos que se escolha uma conta diferente para envio, como foi visto no ítem Redigir mensagem, toda mensagem enviada terá como destinatário a conta padrão especificada nessa janela.

Para adicionar nova conta, selecione o botão Adicionar, opção Correio...

Alguns passos devem ser seguidos:

Clicando no botão Avançar, aparecerá a última tela. Para salvar as configurações de sua nova conta, clique no botão Concluir.

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

 

 

RECEBER MENSAGENS DE UMA ÚNICA CONTA

 

Se você tem mais de uma conta, mas deseja receber a correspondência de apenas uma delas, acione o menu Ferramentas, opção Enviar e receber. Aparecerão no menu as contas disponíveis, é só selecionar a desejada.

 

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

 

 

 

ASSISTENTE DE CAIXA DE ENTRADA

Você também pode organizar automaticamente suas mensagens recebidas. Por exemplo, se você recebe muitas mensagens de um mesmo endereço, ou sobre um mesmo assunto, você pode deslocar todas elas para uma pasta em separado. Ou, por exemplo, se recebe muitos pedidos de informação sobre determinado assunto você pode preparar uma mensagem padrão e todas as mensagens que chegarem para uma determinada conta sobre certo assunto, que será especificado, pode ser automaticamente respondida com a mensagem padrão.

Observe a figura seguinte. Alguns parâmetros de filtragem para as mensagens recebidas foram utilizados: toda mensagem cujo campo Assunto corresponda ao assunto especificado, nesse caso Botânica, e que seja destinada à conta Patricia, deve ser redirecionada à pasta botânica. A pasta é escolhida clicando-se no botão Pasta...

 

Na janela seguinte, pode-se escolher uma pasta já existente ou criar uma nova, pressionando o botão Nova pasta.

 

Para remover um filtro existente, selecione o filtro desejado e pressione o botão Remover.

Voltar aos Tópicos do Texto