O MS Word 97 como editor de páginas da Web

 

 

 

2. O MS Word 97 como editor de páginas da Web

 

Em sua versão 8.0 (97) o editor de textos MS-Word permite o salvamento de textos no formato HTML (página da Web). Construa sua página usando o editor e depois, quando for salvar siga os seguintes passos:

  1. Clique no menu Arquivo e depois em Salvar Como;
  2. Aparecerá uma janela como vista abaixo. Na parte inferior existe o nome Salvar Como Tipo, clicando no retângulo no lado direito será exibida uma lista de tipos de arquivos. Usando a barra de rolagem que aparecerá do lado direito do retângulo, busque por HTML Document;
  3. Coloque em Nome do Arquivo, um nome para sua página que não contenha espaços e que termine por .htm. Caso seja a primeira página (principal), de onde se partirá para as demais, coloque o nome index.html, pois assim o servidor de Web saberá que essa é a página inicial do seu Site;
  4. Clique, para finalizar o processo, no botão Salvar. Pronto sua primeira página está salva.

É bom salientar que, para cada página do site deve ser criado um arquivo novo, não podendo todas as páginas ficarem no mesmo documento. Por exemplo:

Site da Escola Porfírio Teles

Possui três seções: Apresentação, Projetos e Localização

Enquanto estiver sendo criado, o site ficará na pasta: porfirio

Organograma do Site:

 

Note que o organograma exibe os arquivos a serem criados para cada seção. Esses nomes são de escolha do autor do site, mas, para facilitar sua identificação, utiliza-se o próprio nome da seção ou um que seja próximo desse.

Cada seção será criada em um documento diferente, seguindo-se os passos 1 a 4, descritos no início desse tópico, para o processo de salvamento.

OBSERVAÇÂO: Quando for criar um site utilize a seguinte metodologia:

  1. Defina o conteúdo a ser abordado no site, lembrando sempre que os textos devem ser o mais resumido possíveis, para não cansar o interagente que está lendo, e deve haver um número equilibrado de figuras para que as páginas fiquem pesadas e consequentemente, lentas para acessar;
  2. Construa um organograma do site partindo da página inicial (principal) para a seções. Nele deve constar cada página relativa a cada seção e os nomes dos arquivos dessas páginas;
  3. Crie uma pasta com o nome do site para que todos os arquivos dele fiquem no mesmo local;
  4. Crie documento por documento, salvando na pasta que foi criada para conter o site.

 

OBSERVAÇÃO: Se a página possuir figuras ou fotos, estas serão salvas pelo Word 97 com o nome: Image#.gif. Onde o # é um número relativo a cada imagem do documento. Por exemplo, se a página possuir somente uma imagem, será criado o arquivo Image1.gif, que ficará junto com documento. Note que o documento HTML (a página) e os arquivos de imagem devem sempre ficar juntos.

OBSERVAÇÃO: Quando terminar de fazer seu site, entre em contato com sua provedora de acesso para que esse seja Publicado. Isso permitirá que outras pessoas possam acessá-lo através de um endereço de página do tipo http://www.insoft.softex.br/porfirio ou ainda http://www.ufc.br.

OBSERVAÇÃO: Se, depois de salvar uma página, a figura que está nela não for salva em um arquivo do tipo Image#.gif (sendo # um número), siga os seguintes passos:

  1. Clique na figura, use a opção Editar, depois Copiar;
  2. Abra o Paint, vá em Editar e clique no item Colar. Ainda no Paint, vá novamente em Editar e clique em Copiar;
  3. Volte para o Word, remova a figura e cole o que você copiou no Paint (menu Editar, opção Colar).

Este problema normalmente acontece com caixas de texto.

OBSERVAÇÃO: Após inserir uma figura no seu documento, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção Formatar Figura. Aparecerá uma Janela como a vista abaixo. Clique na aba Posição e depois do quadrado que está do lado do nome Flutuar sobre o texto, que se encontra na parte inferior da janela. Isso desmarcará essa opção. Depois clique no botão OK. Para alinhar a figura, use os botões de Alinhar à Esquerda, Alinhar à Direita e Centralizar, utilizados para alinhar texto. Isto deve ser feito para que, ao se converter o documento em HTML, a posição da figura seja a que o autor definiu.

Voltar aos Tópicos do Texto