TÓPICOS DO TEXTO
Objetivos:
Reconhecer alguns elementos principais da tela do Excel
Introduzir e editar os dados numa planilha
Trabalhar com pastas de trabalho
Trabalhar com sequências
Formatar Células
Escrever Fórmulas
Identifique os elementos da janela do Excel
OBESERVAÇÃO: Alguns dos elementos indicados acima são similares aos encontrados no Word (Editores de Texto). Uma boa fonte de referência é a Ajuda do Excel. Clique no menu Ajuda, depois em Conteúdo e Índice.
Atenção:
Uma planilha é uma grade de linhas e colunas
Cada célula é a interseção de linhas e colunas e possui um endereço único ou referência
A célula Ativa é a célula em que os dados são inseridos quando você começa a digitação
Execute as instruções a seguir:
Dê um clique duplo no ícone Novo na barra de ferramentas;
No menu Arquivo, escolha Salvar Como;
Na caixa Nome do Arquivo, digite plani01, e depois escolha OK;
Movendo-se numa Planilha:
Pressionando as teclas abaixo, o que Acontece? |
1. As teclas de direção à ß â á |
2. <CTRL> + à |
3. <CTRL> + ß |
4. <CTRL> + <END> |
5.<HOME> |
6. <CTRL> + <HOME> |
7. <Page up> ou <Page Down> |
Selecionando Múltiplas Células:
Seguindo os passos abaixo, o que Acontece? |
|
1 |
Dê um clique na Célula A1 |
2 |
Prenda a tecla <SHIFT> com a mão esquerda e dê um clique com o mouse na célula B5 |
3 |
Preeencha a tecla <CTRL> e pressione a tecla <HOME> |
4 |
Prenda a tecla <CTRL> e dê um clique na célula B5 |
5 |
Dê um clique na célula A1 e arraste desta célula (A1) para a célula B5 |
6 |
Dê um clique na célula A1 |
Introduzindo, editando dados, formatando células e escrevendo fórmula;
Introduzindo as informações do título:
Selecione a célula A3, digite: Criado por e pressione a tecla <ENTER>;
Dê um clique na célula B3, digite seu nome e após pressione a tecla <ENTER>;
Selecione a célula A5;
Digite: Relação das Notas e Médias de computação e pressione a tecla <ENTER>.
Introduzindo as informações do cabeçalho
Dê um clique duplo na célula A7;
Na célula A7, digite a palavra Aluno e aperte na tecla <ENTER>;
Dê um clique na célula B7 e digite a palavra Nota1 e aperte na tecla <ENTER>;
Veja a figura a seguir:
Introduzindo dados
Digite os dados conforme exemplo abaixo:
Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D Coluna E Coluna F
Aluno |
Nota 1 |
Nota 2 |
Nota 3 |
Nota 4 |
Média |
José |
7 |
8 |
4,5 |
8 |
|
Maria |
6 |
7 |
9,5 |
10 |
|
Ari |
5 |
4 |
8 |
9,5 |
|
Beni |
3 |
9 |
10 |
7,5 |
|
Flávio |
4,7 |
8 |
9 |
10 |
Formatando a Planilha
Borda Externa
Alinhamento do Cabeçalho
Sombreamento do Cabeçalho
Alinhamento das Notas e Médias
Formatando as Notas e Médias
Escrevendo Fórmula
Observe a Planilha abaixo:
Veja o exemplo abaixo:
Neste momento você deve ter uma célula com o cálculo da Média
Copiando Fórmulas (Células)
2. Veja a seguir algumas Funções pré-definidas pelo Excel:
ABS(num)
Produz o valor absoluto de num.
Ex.: ABS(-8) = 8
FATORIAL (num)
Retorna o fatorial de num.
Ex.: FATORIAL(5) = 120
INT(num)
Arredonda o valor para o número inteiro mais próximo.
Ex.: INT(6,5) = 6
MOD(num;divisor)
Retorna o resto da divisão de num pelo divisor.
Ex.: MOD(3;2) = 1
PI()
Retorna o valor de pi (3,1415...).
RAIZ(valor)
Retorna a raiz quadrada do valor.
Ex.: RAIZ(144) = 12
SOMA(intervalo)
Soma os valores do intervalo de células.
Ex.: SOMA(c1:c2) = ??
TRUNCAR(num;número_dígitos)
Arredonda num para baixo, até o inteiro mais próximo ou numero_dígitos casas decimais especificado).
Ex.: TRUNCAR(9,897;2) = 9,89
MEDIA(região)
Retorna a média aritmética dos valores na região especificada.
Ex.: MEDIA(a7:e7) = ??
OBSERVAÇÃO:
As operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, são feitas usando os símbolos "+", "-", "*", "/", respectivamente. Não se deve esquecer de colocar o sinal de igualdade ("=") antes da operação
Ex.: =a1+b2+h7
=c5-d4
=d6*g6
=g6/k8
ð Execute as instruções a seguir:
Objetivos:
Execute as instruções a seguir:
Abrindo o arquivo plani01.xls (exercício anterior)
Modificando (alterando) dados
2.
5.
Inserindo uma linha
Aluno Nota1 Nota2 Nota3 Nota4
Pablo 6,5 8 9 7
Formatando Células
Inserindo uma coluna
11.
Classificando Dados
Reformando a Planilha
Movendo a Planilha
Para Mover uma Planilha para outra posição na Pasta:
Copiando a Planilha
Para Copiar uma Planilha para outra posição na Pasta:
Inserindo um gráfico
+ Veja o exemplo a seguir:
ë Fazendo modificações no Gráfico
3. Veja o exemplo a seguir:
ë Inserindo Data Planilha
F Outra forma de informar a data de hoje é: no menu, Inserir, Função, Nome da Função, clicar em AGORA e Finalizar.
Excluindo linha da Planilha
Veja amostra seguinte:
Observe que o gráfico foi atualizado.
Imprimindo Planilha e Gráfico
Verifique se necessita fazer alguma alteração quanto ao orientação do papel, tamanho do papel, etc. Você pode solicitar uma visualização para confirmar as alterações.
Você pode personalizar cabeçalho e rodapé, ou fazer escolha para que nada neles sejam impresso (nenhum). Existem alguns cabeçalhos/rodapés pré-definidos que poderão ser exigidos na caixa de opções.
Após a confecção, clique em OK, ou aperte <ENTER>
Alterando o nível de Zoom da janela
Uma das maneiras para alterar o nível de Zoom é através do menu Exibir comando Zoom. Outro modo prático é usar a ferramenta Controle de Zoom na Barra de Ferramentas padrão, conforme o exemplo ao lado.
Para que serve cada um destes botões?
Teste e especifique a função das opções do menu abaixo:
F Lembre-se que se você cometer um engano, poderá imediatamente retornar um procedimento, clicando no ícone ou botão:
Objetivos:
ð Execute as instruções a seguir:
Observe a caixa de diálogo e selecione em sua planilha a mesma ordem de classificação do exemplo acima. Você terá como resultado os dados ordenados com três quebras de níveis (Escola/Grau/Série).
Selecione as opções conforme a figura abaixo.
Os resultado dos subtotais dependem da classificação dos dados, ou seja, só é possível totalizar se os dados estiverem organizados.
Veja o resultado dos subtotais.
O aplicativo criou um subtotal para cada escola e no final um Total Geral.
A formatação da borda inferior terá que ser reinformada, por causa da criação das linhas referentes a subtotal e Total Geral.
O que acontece se você clicar nestes botões?
Onde:
Quant. = Quantidade de mercadoria
Descrição = Descrição da mercadoria (nome)
P.Unit. = Preço Unitário (preço por unidade)
Total = Total por mercadoria (Preço Unitário * Quantidade)
Imposto 15% = calcular 15% sobre o valor Total(R$)
Comissão 4% = Deve ser calculada em cima do Total(R$)
Total a Pagar = Total R$ mais Imposto 15%