Características e meios da EAD

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CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OS MEIOS UTILIZADOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

São características da Educação a Distância:

 

( 1 )

Pode-se atender, em geral, a uma população estudantil dispersa geograficamente e, em particular, àquela que se encontra em zonas periféricas, que não dispõem das redes das instituições convencionais.

( 2 )

Administra mecanismos de comunicação múltipla, que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.

( 3 )

Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.

( 4 )

Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma seqüência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.

( 5 )

Promove a formação de habilidades para o trabalho independente e para um esforço auto-responsável. (Entenda-as a conquista de autonomia por parte do aluno que trabalha com EAD.)

( 6 )

Formaliza vias de comunicação bidirecionais e freqüentes relações de mediação dinâmica e inovadora. O professor, segundo Dr. Lucena (PUC-RJ) passa de um status de "provedor de conteúdo" para o de facilitador da aprendizagem.

( 7 )

Garante a permanência do aluno em seu meio cultural e natural com o que se evitam os êxodos que incidem no desenvolvimento regional.

( 8 )

Alcança níveis de custos decrescentes, já que, depois de um forte peso financeiro inicial, se produzem coberturas de ampla margem de expansão.

( 9 )

Realiza esforços que permitem combinar a centralização da produção com a descentralização do processo de aprendizagem.

( 10 )

Precisa de uma modalidade para atuar com eficácia (...) na atenção de necessidades conjunturais da sociedade, sem os desajustes gerados pela separação dos usuários de seus campos de atuação.

Anthony Kaye e Greville Rumble

Por que ensino a distância?

· falta de tempo - uma das características da nossa sociedade neste fim do milênio tem sido causa de inúmeros males paradoxalmente alavancadores de avanços incríveis em muitos setores da vida do homem - trata-se da questão do uso do tempo - Dessa forma, a educação a distância possibilita uma certa flexibilidade - dependente das linhas didáticas e metodológicas adotadas - na administração do tempo de estudo e das respostas aos estímulos da busca do saber. Como o aluno, em geral, tem essa administração mais centrada em suas possibilidades e interesses, a questão de aproveitamento do tempo pode ser melhor equacionada;

· distância - outra das motivações que nos impelem a utilização destas metodologias de trabalho que se desvinculam das necessidades presenciais físicas. Com a possibilidade de trabalho a distância, o aluno não fica obstruído por habitar em regiões de difícil acesso ou mesmo em regiões onde as possibilidades de estudos mais aprofundados ainda não foram possíveis em virtude de uma falta de estrutura física para se fazer a educação. Outra particularidade é que a Educação a Distância possibilita que o discente atue em prol de sua formação educacional [da própria região onde habita, evitando assim a necessidade de deslocamento provisório ou permanente];

· finanças - o custo da educação a distância é menor do que da educação presencial. Neste sentido, as informações advindas do BID nos estimulam a entender o custo de um aluno a distância em aproximadamente 1/3 do custo de um aluno presencial;

· oportunidade de fazer cursos - A perspectiva de treinamento, formação, reciclagem ou capacitação de profissionais fica muito mais atraente e possível na medida em que o profissional tem a sua disposição uma gama de cursos;

· possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais, econômicas e experimentais - A possibilidade de integração entre as diversas culturas de regiões próximas ou distantes onde as perspectivas de troca podem efetivamente propiciar um acréscimo cultural além de uma perspectiva de troca que amplia os saberes que cada uma das regiões detém. Neste sentido, podemos inferir que a EAD pode aumentar a sucessão de conhecimentos através da troca colaborativa e cooperativa;

Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos, os quais, eles podem nunca ter visto.

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OS MEIOS UTILIZADOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA

 

AUDIOCONFERENCING - O sistema de áudio-conferência possibilita a conexão de duas ou mais pessoas que, utilizando o telefone standard ou telefones viva voz, com múltiplos captadores ou não, trocam idéias em reuniões com qualquer finalidade. Pontes auditivas podem unir visões múltiplas e possibilitar uma ampla troca de idéias entre os participantes. Seu uso pode ser combinado com outras tecnologias que envolvem imagens ou pode ser utilizado individualmente. Uma das características interessantes deste processo em sentido pedagógico é o desenvolvimento da capacidade da percepção auditiva que é pouco exercitada, com maestria, em nosso meio educacional. Escutar integralmente é uma arte.

AUDIOGRAPHICS - Linhas de telefone transmitem dados auditivos e gráficos. Ex. telefacsimile ou quadro-negro eletrônico.

COMPUTER CONFERENCE - A Conferência utilizando Computador se utiliza da comunicação de Grupo que usa o computador para compartilhar arquivos. Equipamento terminal usando e telecomunicações para dois comunicação de modo.

DIAL-UP TELECONFERENCE - Usando linhas de telefone público para comunicação entre grupos em vários locais.

QUADRO-NEGRO ELETRÔNICO - Realmente uma tábua branca que transmite o que é escrito por você ou o que é escrito para você.

VÍDEO de MOVIMENTO CHEIO - Sinal que permite transmissão da ação completa.

VÍDEO AUDITIVO COMPLETAMENTE INTERATIVO - Dois locais interagem com áudio e vídeo como se eles estivessem no mesmo lugar.

LIVRO TEXTO - Trata-se da utilização de um manual que servirá de guia para o estudante e que é conhecido como uma âncora dos trabalhos. O livro texto se justifica pela facilidade de manuseio e pela sua larga utilização. Com o passar do tempo e a geração da cultura para a utilização da rede, certamente o livro texto será substituído por outra mídia mais rica e interagente.
O livro texto pode ser compreendido como uma fonte primeira de conteúdos.
Ele pode ser acompanhado pelo:
- guia de estudos;
- livro de exercícios;
- plano de curso;
- estudos de casos;
- jornais e boletins.

VÍDEO - Trata-se aqui da utilização das chamadas "fitas de vídeo" que podem ser utilizadas a qualquer momento e que dependem para sua utilização da existência de um aparelho para reprodução - o vídeo-cassete - e de uma televisão para reprodução das imagens e do som.

TELECONFERÊNCIA - É um programa de televisão transmitido ao vivo, no qual os espectadores interagem com os participantes do estúdio fazendo perguntas e intervenções por meios complementares como por exemplo: telefone, fax, e-mail (correio eletrônico) ou outros meios.

VÍDEO CONFERÊNCIA - Aqui tratamos da chamada "TV Interativa". A transmissão se dá através de linhas de comunicação, como por exemplo as linhas telefônicas em tempo real e para um ou mais locais que tenham o mesmo equipamento básico:
- câmera acoplada a um monitor de televisão;
- computador;
- modem;
- microfone e
- teclado de comando.
Hoje (1999) a videoconferência é o sistema que mais se aproxima da educação presencial permitindo a interação em tempo real.

Um dos fatores que, em Educação a Distância, não devem ser confundidos trata-se da forma como se vai trabalhar a EAD e as variações que existem dentro de uma mesma tecnologia. No primeiro caso, existe uma variação de instrumentos tecnológicos enquanto que no segundo, apenas ocorre uma diferenciação na abordagem mas que utilizam a mesma tecnologia.
Vejamos algumas variações de trabalho com o computador:

CAI - COMPUTER ASSISTED INSTRUCTION (Instrução Assistida por Computador)

Uso do computador como máquina de ensinar e que, em geral, depende estritamente das opções didáticas do professor para sua utilização com sistemas mais ou menos flexíveis.

CMI - COMPUTER MANAGED INSTRUCTION ( Instrução Gerenciada por Computador)

Aqui a utilização do computador é orientada para o apoio, como por exemplo armazenagem e recuperação de dados, progresso de alunos e outros elementos gerenciais.

CMC - COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION ( Comunicação Mediada por Computador)

A utilização do computador para trabalhos de comunicação buscando facilitar a troca de saberes;


COMPUTER - BASED MULTIMIDIA (Multimídia Baseada em Computador)

Trata-se do uso do computador como elemento integrador de diversas formas de interfaceamento para a troca de saberes e construção de conhecimentos, por exemplo, voz, vídeo, animações e etc;

TBT - TECHNOLOGY BASED TRAINING (Treinamento Baseado em Computador)

Termo utilizado por Ravet e Layte (1997) que traduz a utilização de diversas mídias orientadas para tornar a aprendizagem mais agradável e, no conceito dos autores, mais fácil.

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