Muitos conflitos humanos daquela época estavam ligados a problemas de herança. Era costume entre os árabes repartir os bens entre os filhos de tal forma que o mais velho fosse o mais favorecido. Ele podia receber o dobro do segundo filho, o qual receberia um tanto a mais do segundo e assim por diante. Com o objetivo de simplificar e tornar mais prático essa processo, sentiu-se necessidade de se trabalhar com letras para representar as quantias repartidas. E aí entra em cena as equações (sentenças matemáticas expressas por uma igualdade). Dessa forma, a álgebra é uma linguagem matemática que auxilia a resolver problemas, ou seja, por ela podemos equacionar problemas.

Geralmente, os enunciados dos problemas são dados em linguagem comum, no português do cotidiano. Nesse sentido, as equações e também as inequações (sentenças matemáticas expressas por uma desigualdade) são poderosos meios de tradução, adaptando a linguagem comum para a linguagem matemática.

(Adaptado de: Celina Pires, Edda Curi e Ruy Pietropaolo. Educação Matemática. São Paulo: Atual, 2001 e Imenes & Lellis. Matemática . São Paulo: Scipione, 1997.

voltar

Principal
Programas
Atividades
Equipe